domingo, 10 de outubro de 2010

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Para refletirmos galera:


O termo interação denomina o processo de adoção recíproca de papéis, o desempenho mútuo de comportamentos empáticos. Se dois indivíduos tiram inferências sobre os próprios papéis e assumem o papel um do outro ao mesmo tempo, e se o seu comportamento de comunicação depende da adoção recíproca de papéis, então eles estão em comunicação por interagirem um com o outro (BERLO, 1999, p.135).

E ainda...


Em qualquer situação interativa, reduzir a interação a aspectos meramente tecnológicos “é desprezar a complexidade do processo de interação mediada. É fechar os olhos para o que há além do computador” (PRIMO, 2007, p.30).
NOTAS:
1 Alex Primo (2007) justifica a utilização desse termo: “Trata-se de uma tradução livre do conceito interactant, utilizado em pesquisas de comunicação interpessoal. Conforme comentário anterior, ‘interagente’ será utilizado no sentido de evitar-se termos reducionistas, como ‘usuário’, ‘emissor’ e ‘receptor’” (PRIMO, 2007: 56). De qualquer maneira, esses termos serão utilizados no decorrer deste trabalho sempre houver a necessidade de enfatizar um dos atores da interação.. Acesso em: 08/07/2009. Disponível: . Acesso em: 01/07/2009.


Espero ter contribuido de forma simples e objetiva, com as pesquisas que estamos realizando.


Abraços á todos!!! Daniela Mirele Pereira


sexta-feira, 21 de maio de 2010

Interação Mediada por Computador

Interação Mediada por Computador

A interação mediada pelo computador nos oferece várias ferramentas como blogs, emails, chats, fóruns. devemos saber como usá-las para que ocorra a construção do conhecimento através da troca de experiências que ocorre entre colegas de um curso, professore e tutores, ou apenas uma relação de amizade.
A construção do conhecimento é de responsabilidade, quase que toatl do aluno, pois é ele que tem que buscar subsídios para que ocorra esse crescimento pessoal. eExiste uma boa relação entre os usuários, principalmente dos cursos de graduação e pós-graduação em relação a troca de experiências, um ajudando o outro, isso é muito bom. É possível sanar as dúvidas, expressar suas opiniões debatendo com todos. Essas ferramentas facilitam muito nossa vida, mas que segundo WALKER, torna-se uma interação dialógica entre homem e a máquina.
Buscamos mais que isso, buscamos uma interação digital que supere as barreiras físicas entre os agentes caminhando agentes caminhando para uma interação maior dos usuários com a informação. O homem é como a interatividade digital, um ser para a ação. O usuário e computador estão em diálogo permanente, onde à uma ação correspondente a um leque de possibilidades e respostas.
Devemos estar motivados, pois tudo que fizemos com interesse e motivação sai melhor do que esperamos.
http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/.../interac.html

Interação Mediada por Computador

A interação mediada pelo computador nos oferece vári

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Aula Fria ou Quente

Gostei do Trecho abaixo que encontrei na seguinte fonte: http://www.veramenezes.com/diarios.htm

A interação eletrônica, ao contrário do que se esperava, vem demonstrando ser um meio menos frio que a sala de aula. Hoffman (1997:67) afirma que

os alunos vêem o uso da conexão via internet como evidência de uma preocupação do professor com as necessidades individuais dos alunos e um desejo de se envolver pessoalmente com eles. Os alunos acham que esse meio "sem rosto" torna a comunicação emocionalmente mais fácil para eles fazerem perguntas (...). Alguns alunos disseram que a atitude cooperativa do professor na comunicação por e-mail tornou-os mais inclinados a interagir face a face.


ENTÃO O QUE VOCÊS ACHAM DESSE BREVE TRECHO?

Gilberto (TICs - IMC - Sobradinho)


terça-feira, 18 de maio de 2010

Contribuindocom o blog


Olá,

"Esta imagem fala mais que mil palavras". Com certeza, vocês já ouviram falar de alguma destas redes sociais. Aguardo vocês!

Boa semana.

Graziela

Contribuindocom o blog

Olá,

"Esta imagem fala mais que mil palavras". Com certeza, vocês já ouviram falar de alguma destas redes sociais. Aguardo vocês!

Boa semana.

Graziela