quinta-feira, 27 de maio de 2010

Para refletirmos galera:


O termo interação denomina o processo de adoção recíproca de papéis, o desempenho mútuo de comportamentos empáticos. Se dois indivíduos tiram inferências sobre os próprios papéis e assumem o papel um do outro ao mesmo tempo, e se o seu comportamento de comunicação depende da adoção recíproca de papéis, então eles estão em comunicação por interagirem um com o outro (BERLO, 1999, p.135).

E ainda...


Em qualquer situação interativa, reduzir a interação a aspectos meramente tecnológicos “é desprezar a complexidade do processo de interação mediada. É fechar os olhos para o que há além do computador” (PRIMO, 2007, p.30).
NOTAS:
1 Alex Primo (2007) justifica a utilização desse termo: “Trata-se de uma tradução livre do conceito interactant, utilizado em pesquisas de comunicação interpessoal. Conforme comentário anterior, ‘interagente’ será utilizado no sentido de evitar-se termos reducionistas, como ‘usuário’, ‘emissor’ e ‘receptor’” (PRIMO, 2007: 56). De qualquer maneira, esses termos serão utilizados no decorrer deste trabalho sempre houver a necessidade de enfatizar um dos atores da interação.. Acesso em: 08/07/2009. Disponível: . Acesso em: 01/07/2009.


Espero ter contribuido de forma simples e objetiva, com as pesquisas que estamos realizando.


Abraços á todos!!! Daniela Mirele Pereira


sexta-feira, 21 de maio de 2010

Interação Mediada por Computador

Interação Mediada por Computador

A interação mediada pelo computador nos oferece várias ferramentas como blogs, emails, chats, fóruns. devemos saber como usá-las para que ocorra a construção do conhecimento através da troca de experiências que ocorre entre colegas de um curso, professore e tutores, ou apenas uma relação de amizade.
A construção do conhecimento é de responsabilidade, quase que toatl do aluno, pois é ele que tem que buscar subsídios para que ocorra esse crescimento pessoal. eExiste uma boa relação entre os usuários, principalmente dos cursos de graduação e pós-graduação em relação a troca de experiências, um ajudando o outro, isso é muito bom. É possível sanar as dúvidas, expressar suas opiniões debatendo com todos. Essas ferramentas facilitam muito nossa vida, mas que segundo WALKER, torna-se uma interação dialógica entre homem e a máquina.
Buscamos mais que isso, buscamos uma interação digital que supere as barreiras físicas entre os agentes caminhando agentes caminhando para uma interação maior dos usuários com a informação. O homem é como a interatividade digital, um ser para a ação. O usuário e computador estão em diálogo permanente, onde à uma ação correspondente a um leque de possibilidades e respostas.
Devemos estar motivados, pois tudo que fizemos com interesse e motivação sai melhor do que esperamos.
http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/.../interac.html

Interação Mediada por Computador

A interação mediada pelo computador nos oferece vári

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Aula Fria ou Quente

Gostei do Trecho abaixo que encontrei na seguinte fonte: http://www.veramenezes.com/diarios.htm

A interação eletrônica, ao contrário do que se esperava, vem demonstrando ser um meio menos frio que a sala de aula. Hoffman (1997:67) afirma que

os alunos vêem o uso da conexão via internet como evidência de uma preocupação do professor com as necessidades individuais dos alunos e um desejo de se envolver pessoalmente com eles. Os alunos acham que esse meio "sem rosto" torna a comunicação emocionalmente mais fácil para eles fazerem perguntas (...). Alguns alunos disseram que a atitude cooperativa do professor na comunicação por e-mail tornou-os mais inclinados a interagir face a face.


ENTÃO O QUE VOCÊS ACHAM DESSE BREVE TRECHO?

Gilberto (TICs - IMC - Sobradinho)


terça-feira, 18 de maio de 2010

Contribuindocom o blog


Olá,

"Esta imagem fala mais que mil palavras". Com certeza, vocês já ouviram falar de alguma destas redes sociais. Aguardo vocês!

Boa semana.

Graziela

Contribuindocom o blog

Olá,

"Esta imagem fala mais que mil palavras". Com certeza, vocês já ouviram falar de alguma destas redes sociais. Aguardo vocês!

Boa semana.

Graziela

Contribuindo com o blog



Olá,


"Esta imagem fala mais que por mil palavras". Este é um dito popular, mas com certeza esta imagem tem muito a contribuir para nossas discussões. Quem ainda não participa de alguma rede social?


Aguardo vocês!


Boa semana.


Graziela

Vamos contribuir com o blog?

Pessoal,
Convido a todos e todas a contribuir na construção de nosso blog, construindo-o diariamente. O tempo está passando e o blog faz parte da avaliação de todos!
Aguardo vocês!
Boa semana a todos!
Graziela

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Oba! Que bacana! Esta é a minha nova experiência! Em Blog.

Olá! Que bacana! Esta é a minha nova experiência "em blog". Estou animadíssimo em partilhar nesse espaço, elementos constituintes da formação em "Interção Mediada por Computador".
Sejam bem vindo ao blog "IMC"!

Boas Vindas...

Olá pessoal, sejam bem-vindos ao blog da disciplina Interação Mediada por Computador.

Esperamos que a gama de informações disponibilizadas e discutidas ao longo destas tês semanas, neste blog, sejam significativas e possam ser transformadas em conhecimento. Desejamos um bom diálogo para todos!

Giliane e Tarcila