domingo, 10 de outubro de 2010
quinta-feira, 27 de maio de 2010
O termo interação denomina o processo de adoção recíproca de papéis, o desempenho mútuo de comportamentos empáticos. Se dois indivíduos tiram inferências sobre os próprios papéis e assumem o papel um do outro ao mesmo tempo, e se o seu comportamento de comunicação depende da adoção recíproca de papéis, então eles estão em comunicação por interagirem um com o outro (BERLO, 1999, p.135).
E ainda...
Em qualquer situação interativa, reduzir a interação a aspectos meramente tecnológicos “é desprezar a complexidade do processo de interação mediada. É fechar os olhos para o que há além do computador” (PRIMO, 2007, p.30).
NOTAS:
1 Alex Primo (2007) justifica a utilização desse termo: “Trata-se de uma tradução livre do conceito interactant, utilizado em pesquisas de comunicação interpessoal. Conforme comentário anterior, ‘interagente’ será utilizado no sentido de evitar-se termos reducionistas, como ‘usuário’, ‘emissor’ e ‘receptor’” (PRIMO, 2007: 56). De qualquer maneira, esses termos serão utilizados no decorrer deste trabalho sempre houver a necessidade de enfatizar um dos atores da interação.
Espero ter contribuido de forma simples e objetiva, com as pesquisas que estamos realizando.
Abraços á todos!!! Daniela Mirele Pereira
sexta-feira, 21 de maio de 2010
Interação Mediada por Computador
quarta-feira, 19 de maio de 2010
Aula Fria ou Quente
Gostei do Trecho abaixo que encontrei na seguinte fonte: http://www.veramenezes.com/diarios.htm
A interação eletrônica, ao contrário do que se esperava, vem demonstrando ser um meio menos frio que a sala de aula. Hoffman (1997:67) afirma que
os alunos vêem o uso da conexão via internet como evidência de uma preocupação do professor com as necessidades individuais dos alunos e um desejo de se envolver pessoalmente com eles. Os alunos acham que esse meio "sem rosto" torna a comunicação emocionalmente mais fácil para eles fazerem perguntas (...). Alguns alunos disseram que a atitude cooperativa do professor na comunicação por e-mail tornou-os mais inclinados a interagir face a face.
ENTÃO O QUE VOCÊS ACHAM DESSE BREVE TRECHO?
Gilberto (TICs - IMC - Sobradinho)
terça-feira, 18 de maio de 2010
Contribuindocom o blog
Contribuindocom o blog
Vamos contribuir com o blog?
Convido a todos e todas a contribuir na construção de nosso blog, construindo-o diariamente. O tempo está passando e o blog faz parte da avaliação de todos!
Aguardo vocês!
Boa semana a todos!
Graziela
quarta-feira, 5 de maio de 2010
Oba! Que bacana! Esta é a minha nova experiência! Em Blog.
Sejam bem vindo ao blog "IMC"!
Boas Vindas...
Esperamos que a gama de informações disponibilizadas e discutidas ao longo destas tês semanas, neste blog, sejam significativas e possam ser transformadas em conhecimento. Desejamos um bom diálogo para todos!
Giliane e Tarcila

