quarta-feira, 19 de maio de 2010

Aula Fria ou Quente

Gostei do Trecho abaixo que encontrei na seguinte fonte: http://www.veramenezes.com/diarios.htm

A interação eletrônica, ao contrário do que se esperava, vem demonstrando ser um meio menos frio que a sala de aula. Hoffman (1997:67) afirma que

os alunos vêem o uso da conexão via internet como evidência de uma preocupação do professor com as necessidades individuais dos alunos e um desejo de se envolver pessoalmente com eles. Os alunos acham que esse meio "sem rosto" torna a comunicação emocionalmente mais fácil para eles fazerem perguntas (...). Alguns alunos disseram que a atitude cooperativa do professor na comunicação por e-mail tornou-os mais inclinados a interagir face a face.


ENTÃO O QUE VOCÊS ACHAM DESSE BREVE TRECHO?

Gilberto (TICs - IMC - Sobradinho)


4 comentários:

  1. Oi,Gilberto

    Me parece que para alguns alunos, talvez os mais tímidos e inseguros, essa seria uma forma de interagir sem se expor tanto frente as colegas e professores.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Já é sabido que o uso do computador e suas ferramentas podem ser grandes aliados no processo de ensino-aprendizagem. Portanto penso que nós professores não devemos ter medo de perdermos nosso posto para a máquina já que a comunicação sempre se dará entre seres humanos.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de elogiar a contribuição do colega Gilberto ao postar o vídeo sobre como fazer inferência em produções de histórias. Isso mostra o leque possível através da interatividade.

    Marta tavares

    ResponderExcluir
  4. A facilidade aparente de, ao usar o computador conseguir como em um conto de fadas melhorar a inteiração entre aluno e professor pode ser precipitada. Acredito que, para alguns,essa ferramenta venha a facilitar um pouco a busca para solucionar algum problema e ou dificuldade que possa surgir entre os professores e os alunos no transcorrer das atividades da sala de aula. No entanto, penso que, para um número bem maior de alunos ainda essa alternativa não seja possível, pois boa parte dos alunos frequentadores das redes públicas não possuem computador e se os têm, às vezes não possuem acesso à INTERNET, mas seria ótimo se todos pudessem usar esse meio como forma de melhor conseguirem interagir dentro e fora dos bancos escolares.

    ResponderExcluir